sexta-feira, 23 de novembro de 2012

1ª Roda de Conversa com Mãe Ilza Mukalê: Histórias emocionam os multiplicadores

O lançamento do projeto "Mãe Ilza Mukalê" foi marcado pela expectativa dos multiplicadores inscritos para ouvir suas histórias e saberes. O tema de hoje foi: “A história e a atuação do Terreiro Matamba”. 

A roda de conversa contou com a participação dos inscritos e dos familiares, e foi intermediada por Marinho Santos, filho de Mãe Ilza. O encontro seguiu em um agradável tom de conversa entre amigos. 

Entusiasmada, a líder religiosa abriu sua memória e descortinou a história da família Rodrigues que, desde 1885, quando o Terreiro foi inaugurado, vive episódios marcantes que se confundem com a história da formação do povo ilheense. Mãe Ilza lembrou-se das lutas de seus avós, de sua mãe - a famosa D. Roxa - e de como assumiu o posto de líder do Terreiro, tendo que criar sozinha seus 14 filhos e se dedicar aos trabalhos do Terreiro.

Todo o encontro foi registrado em áudio-visual, a fim de servir de fonte para a elaboração do produto final que será a cartilha que contribuirá para a aplicação da Lei 11.645, que visa incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena".

No final, os presentes saborearam um coquetel típico de um terreiro centenário!

Neste sábado (24) tem mais com o tema:
“Histórias e lendas dos Nkissis e caboblos do Terreiro Matamba”

  





Nenhum comentário:

Postar um comentário