quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Mãe Ilza Mukalê II Finaliza primeiro ciclo de oficinas

foto: Coletivo MIM
Nos dias 12 e 13 de setembro, o projeto Mãe ilza Mukalê II encerrou seu primeiro ciclo no processo de formação do Curso de Agentes Culturais. Nesse primeiro momento, os oficineiros Flavio Rebouças e Anarleide Menezes realizaram oficinas que estimularam as habilidades dos jovens participantes do curso.

foto: Flávio Rebouças

A Anarleide Menezes mediou o diálogo entre os conceitos que edificam a Educação Patrimonial e a discussão sobre a realidade da memória regional. Os encontros de formação com a educadora e os participantes MIM II, fizeram parte do curso de Gestão de Cultura, que contempla o primeiro módulo do projeto: o Curso de Formação de Agentes Culturais.

As oficinas do curso de Gestão da Comunicação também fizeram parte desse primeiro módulo de formação. Nesses encontros o comunicólogo Flávio Rebouças ministrou as oficinas de: Produção para Radio Web, Realização Audiovisual, Fotografia e Perspectiva, além da oficina de Edição de Vídeo.


No próximo final de semana teremos uma palestra sobre educação sexual e o inicio dos encontros da Pesquisa Participativa, com etnomusicólogo Vincenzo Cambria.

O projeto “Mãe Ilza Mukalê II: Música, Identidade e Memória” atende a 40 jovens de comunidades negras e de terreiro, oferecendo Cursos de Formação de Agentes Culturais. As atividades se estenderão até janeiro de 2015, e também contará com os módulos da Pesquisa Participativa, com etnomusicólogo Vincenzo Cambria, e os Encontros da Tradição Oral com Mãe Ilza.

As atividades ocorrem no Terreiro Matamba Tombenci Neto, no Alto da Conquista em Ilhéus.

O Mãe Ilza Mukalê II é uma realização da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania e o Terreiro Matamba Tombenci Neto, com o apoio financeiro Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário