quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Manifestações culturais de Ilhéus são tema do próximo Encontro da Tradição Oral

Festa para Iemanjá 2014 | foto: Flávio Rebouças
Os Encontros da Tradição Oral no Candomblé Angola-Congo, realizados no terreiro Matamba Tombenci Neto, chegam à 4 ª rodada discutindo "A Música e as Manifestações Culturais de Matriz Africana: O sagrado e o profano". Nesta edição do encontro, que acontecerá no dia 24 de outubro (sexta-feira) às 18 horas, Mãe Ilza Mukalê convida Mãe Laura Sadoiá, a ialorixá do terreiro Ilê Axé Guaniá de Oiá
 
Festa para Iemanjá 2014 | foto: Flávio Rebouças
Com o tema, as duas mães de santo, os estudantes do Curso de Formação e Qualificação de Agentes Culturais do Projeto MIM II e o público presente, tratarão dos aspectos históricos, sociais e religiosos que permeiam as manifestações culturais protagonizadas pelas comunidades negras e de terreiros em Ilhéus.


Mãe Laura | foto: Flávio Rebouças
Mãe Laura Sandoiá é responsável atualmente pelo festejo para Iemanjá, que acontece na praia da Maramata no dia 02 de fevereiro de cada ano. Nos festejos para Iemanjá concilia-se as manifestações religiosas e profanas, a exemplo da entrega de oferendas à rainha das águas e o samba de roda em praça pública. 

Os Encontros da Tradição Oral acontecem todas as sextas-feiras durante os meses de outubro e novembro no terreiro Matamba Tombenci Neto, sempre envolvendo rodas de conversas com a participação de Mãe Ilza e convidados. O encontros são abertos ao público e ocorrem a partir das 18 horas.

Festa para Iemanjá 2014 | foto: Flávio Rebouças
A ação "Encontros da Tradição Oral", assim como o Curso de Formação e Qualificação de Agentes Culturais, fazem parte do projeto Mãe Ilza Mukalê II: Música, Identidade e Memória, que, por sua vez, são realizados pela Organização Gongombira. O projeto conta com o apoio da UESC, Teatro Popular de Ilhéus, UNIRIO, Bloco Afrocultural Dilazenze e o apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário