sábado, 11 de outubro de 2014

O 1º Encontro da Tradição Oral

foto: Flávio Rebouças
 
Abrindo o ciclo de "Encontros da Tradição Oral no Candomblé Angola-Congo", foi realizado no dia 03/10 o primeiro do evento da série de encontros. No ocasião, a matriarca da família Rodrigues, Mãe Ilza Mukalê, participou de uma roda de conversa com os estudantes do projeto MIM II e o público presente.
foto: Flávio Rebouças
O tema era "Música de Louvor à Natureza e à Vida", aonde a sacerdotiza do centenário Terreiro Matamba Tombenci Neto compartilhou algumas de suas experiências de vida e zuelou lindos cânticos em homenagem aos nkissses e aos caboclos.
 
foto: Flávio Rebouças
Tivemos a participação de Mestre ney, presidente do Bloco Afro DIlazenze, colaborando na tecitura dos diálogos, ajudando a rememorar a origem de diversas músicas e a sua contextualização na religião de matriz africana.
 
foto: Flávio Rebouças
As rodadas dos "Encontros da Tradição Oral no Candomblé Angola-Congo" acontecerão todas as sextas-feiras do mês de outubro, sempre às 18 horas. O próximo encontro contará com a participação do Mestre Virgílio do Grupo de Capoeira Angola Mucumbo. Ele e Mãe Ilza irão compartilhar lembraças que remontam periódos difíceis para a prática do candomblé e da capoeira, aonde estas atividades eram proibídas por lei. E, claro, com dois excelentes cantadores, uma das zuelas de candomblé e o outro das ladainhas da capoeira Angola, certamente teremos uma noite musicalmente encantada.
 
Veja as fotos >>>AQUI<<<

Nenhum comentário:

Postar um comentário