segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A história da cultura econômica do candomblé foi o assunto da 6ª rodada dos Encontros da Tradição Oral

Mais um encontro enriquecedor no Matamba Tombenci Neto
6ª rodada dos ETOs | foto: Flávio Rebouças
A Organização Gongombira, através do projeto Mãe Ilza Mukalê II: Música, identidade e memória (MIM II), realizou no dia 07 de novembro a 6ª rodada dos Encontros da Tradição Oral no Candomblé Angola-Congo (ETOs). Para colaborar com o evento Mãe Ilza convidou o professor Flávio Gonçalves, doutor em História, para discutir a histórica relação entre o candomblé e a economia.

Profº Flávio Gonçalves e Mãe Ilza | foto: Flávio Rebouças
Partindo do tema "Cultura, Mercado e Candomblé" Mãe Ilza relatou casos que contextualizavam a cumplicidade e as divergências existentes entre os comerciantes dos artigos utilizados no candomblé e os candomblecistas. Já o profº Flávio Gonçalves discorreu sobre as questões que favoreceram ou dificultaram esta relação, inclusive a importância deste mercado para a manutenção do elo entre o Brasil e a costa oeste da África.
6ª rodada dos ETOs | foto: Flávio Rebouças
Os Encontros da Tradição Oral acontecem desde o mês de outubro no Terreiro Matamba Tombenci Neto em Ilhéus e continuarão durante o mês de novembro, sempre às sextas. O projeto MIM II conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e com a UESC, o Teatro Popular de Ilhéus, o Bloco Afrocultural Dilazenze e a UNIRIO como instituições parceiras.
  
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário