Imprensa



Projeto “Mãe Ilza Mukalê” será lançado nesta sexta (23) 
Será lançado nesta sexta (23), às 19h00, o projeto “Mãe Ilza Mukalê”, que visa realizar rodas de conversa entre 40 multiplicadores e a líder religiosa do Terreiro de Matamba Tombeci Neto, a fim de promover, registrar e difundir a tradição oral do Candomblé Angola-Congo. Ao todo, serão oito encontros a partir deste fim de semana, sempre as sextas à noite e aos sábados à tarde, no Terreiro, no Alto da Conquista. Mais sobre o projeto pode ser visto em: www.maeilzamukale.blogspot.com

A primeira roda de conversa terá como tema “A história e a atuação do Terreiro Matamba” e, no sábado, serão abordadas as “Histórias e lendas dos Nkissis e caboblos do Terreiro Matamba”. Durante o evento, haverá intervenções artísticas da Orquestra do Terreiro de Matamba. O "Mãe Ilza Mukalê" também é integrado à programação do Novembro Negro do Terreiro.

O objetivo do projeto “Mãe Ilza Mukalê” é, além do compartilhamento das histórias e saberes da matriarca, produzir uma cartilha sobre as temáticas abordadas por ela nas rodas de conversa, a fim de oferecer conteúdo didático e contribuir para a aplicação da Lei 11.645, que visa incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Também será realizado um registro audiovisual dos encontros, em formato de DVD, que acompanhará a cartilha impressa.

Ao longo dos encontros, serão trabalhados, oralmente, diversos elementos da tradição da nação angola do candomblé, como: Histórias e lendas dos Nkissis; as danças; os ritmos; as músicas; a culinária; a indumentária e os adereços adotados nessa religião; conhecimentos sobre a natureza, plantas e medicina tradicional; história e atuação do Terreiro de Matamba Tombenci Neto; dentre outros temas.

Esta é uma realização do Terreiro de Matamba Tombenci Neto e da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania. Este projeto foi contemplado pelo Edital nº 07 / 2012 - Culturas Identitárias - da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Postado em: 22/11/2012
Ascom Tacila Mendes


Nenhum comentário:

Postar um comentário